O que acontece ao corpo quando faz uma dieta líquidaNotícias de Saúde

Segunda, 04 de Janeiro de 2016 | 4453 Visualizações

Fonte de imagem: saudeideal

Está a pensar fazer uma dieta de sumos para ‘desintoxicar’ o seu corpo dos exageros da quadra natalícia? Eis o que pode esperar que aconteça.

Uma dieta detox à base de sumos dura alguns dias e consiste na ingestão exclusiva de sumos de fruta e vegetais para obter valor nutricional enquanto não consome qualquer outro tipo de comida.

Muitas pessoas asseguram que este tipo de dietas é capaz de melhorar a saúde, o humor e a aparência. No entanto, a comunidade científica mostra-se menos fã desta tendência.

Para ter uma ideia do que deve esperar antes de começar uma dieta deste tipo a revista Time listou as dez coisas que acontecem ao seu corpo quando faz um detox de sumos.

1. O metabolismo abranda. Uma vez que não estará a consumir comida suficiente para garantir a energia de que o seu corpo necessita, o seu metabolismo irá abrandar. O corpo entra em ‘modo conservação’ porque não sabe quando será a sua próxima refeição, explica o nutricionista Ilyse Schapiro.

2. Pode descobrir o que lhe faz mal. Uma vez que a maior parte dos sumos detox elimina leite, trigo, glúten e alimentos fermentados da sua dieta, pode conseguir perceber se o seu corpo aceita bem estes alimentos ou não. Eventualmente, quando voltar a ingeri-los conseguirá perceber melhor os efeitos que têm no seu corpo.

3. Ficará sensível às temperaturas frias. O corpo precisa de comidas e bebidas quentes para ajudar a manter a temperatura durante o inverno. Por isso, os dias frios não são a melhor altura para fazer um detox líquido.

4. Perde energia. Ao consumir apenas frutas e vegetais a quantidade de calorias ingeridas diminui, fazendo com que se possa sentir com menos energia.

5. Pode sentir falta da cafeína. Se se quiser comprometer com o detox terá de cortar toda a cafeína durante a dieta. Eliminar a cafeína (quando se está habituado a consumi-la) poderá provocar dores de cabeça, irritabilidade e dificuldades de concentração, explica a nutricionista Amy Shapiro.

6. Irá perder peso (água corporal). Quando faz uma deita de baixas calorias o corpo irá buscar energia ao glicogénio (água) armazenado nos músculos, fazendo com que perca o peso dessa água. Sendo que esse peso irá ser recuperado em cerca de 24h após voltar à dieta normal.

7. Pode ter tonturas. Os sumos detox, sejam feitos a partir de frutas ou vegetais, contêm uma grande quantidade de açúcar. As variações de açúcar no sangue podem provocar enjoos e tonturas.

8. A pele pode ficar seca e envelhecer mais rapidamente. Ao fazer detox’s prolongados a perda de água armazenada nos músculos a partir do glicogénio pode resultar em pele seca e envelhecida.

9. O apetite diminui. Apesar de a dieta de sumos detox não diminuir o tamanho do estômago, pode eliminar temporariamente a vontade de comer por ‘vício’.

10. O cabelo e as unhas não crescem. Ao seguir este tipo de dieta não estará a ingerir todos os nutrientes de uma dieta equilibrada. O cabelo e as unhas podem não crescer tão rápido, uma vez que precisam de proteínas, gorduras e hidratos de carbono.

Partilhar esta notícia
Referência