O que a cor do muco diz sobre a sua saúdeNotícias de Saúde

Quarta, 03 de Junho de 2015 | 1428 Visualizações

Surge quando se está constipado ou engripado, nos dias em que se espirra, depois de uma ida à praia… e pode dizer muito sobre a saúde de cada um. Falamos do muco e da importância em analisar a sua cor.

Diz o Daily Mail que, em média, cada pessoa é capaz de produzir e engolir até 1,7 litros de muco e que esta ação inconsciente não tem consequências para o corpo e para a saúde. Mas é preciso ter atenção ao aspeto do muco, muitas vezes usado pelos médicos para um primeiro diagnóstico.

De forma a alertar a população para os sinais que o muco pode dar sobre a saúde, a Cleveland Clinic criou uma infografia sobre a cor da mucosa e as possíveis doenças que pode indicar.

Transparente – se a ranheta tiver uma cor neutra (mais para o transparente) é sinal de que está bem de saúde, hidratado e com os devidos níveis de proteínas e anticorpos.

Branco – quando o muco é branco é sinal de que está congestionado, com alguma infeção nasal ou até mesmo a ficar com gripe.

Amarelo – o muco apresenta-se amarelo depois de ter estado branco e, por isso, indica que a gripe está mais forte e que poderá ter que se assoar durante 10 a 14 dias.

Verde – se a ranheta que vê no lenço tem um aspeto esverdeado, então vá a um médico pois o seu sistema imunológico já está a lutar contra uma gripe, constipação ou infeção há demasiados dias (mais de 12). Esta cor pode ainda indicar uma infeção bacteriana.

Cor-de-rosa ou vermelho – esta situação apenas acontece quando tem algo partido no nariz ou teve algum tipo de impacto mais brusco. Se tal acontecer, deve ser visto por um médico.

Castanho – se o muco apresentar uma cor escura, entre o encarnado e o castanho, é sinal de que o seu sangue sangrou e ficou com resíduos presos nas paredes nasais.

Preto – no caso dos não fumadores, o muco preto pode indicar uma séria infeção fúngica, que indica, por seu turno, que o sistema imunitário está bastante fraco e capaz de ativar as defesas.

Partilhar esta notícia
Referência
Daily Mail