Nova pirâmide alimentar: não ao açúcar e sim ao cuscuzNotícias de Saúde

Quarta, 27 de Maio de 2015 | 534 Visualizações

A Pirâmide Alimentar dá-lhe as indicações essenciais para ter uma alimentação saudável. A novidade é que esta Pirâmide Alimentar australiana prevê, pela primeira vez, alimentos como quinoa, cuscuz, tofu ou leite de soja. E retira outros como o açúcar ou as gorduras saturadas.

Segundo esta pirâmide: açúcar e sal, nem vê-los. Já estão naturalmente na comida e, por isso, não devem ser acrescentados quando cozinha.

A Nutrition Australia, que elaborou a nova Pirâmide dos Alimentos, recomenda mesmo que toda a gente confirme os rótulos nos alimentos embalados que compra no supermercado para assim conseguir evitar aqueles que têm sal ou açúcar adicionados. O sal e o açúcar são responsáveis pelo aumento do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 ou alguns tipos de cancro, sublinham.

A Nutrition Australia aconselha que substitua o sal por ervas aromáticas – secas ou frescas e especiarias. É uma forma saudável de dar sabor à comida.

A manteiga, que antigamente se encontrava no topo da pirâmide, junto dos alimentos que deveriam ser consumidos muito esporadicamente, agora desapareceu. Todas as gorduras saturadas desapareceram. As únicas gorduras que deve comer são as gorduras saudáveis, como o azeite.

Coma quinoa, cuscuz e cereais integrais. 70% daquilo que come ao longo de um dia deve ser fruta, vegetais, leguminosas e cereais. E de entre os cereais deve privilegiar os integrais – o arroz e massa integrais, as aveias e a quinoa. As crianças mais velhas, os adolescentes e os adultos deveriam comer, todos os dias, duas porções de fruta e cinco de vegetais ou leguminosas.

Na camada do meio da pirâmide estão os lacticínios e as proteínas, que devem ser consumidos moderadamente. E aqui há novidades. Escolha sempre produtos lácteos magros, para evitar as gorduras saturadas. Ou então substitua-os por alternativas como o leite de soja, de arroz ou de cereais, desde que tenham, pelo menos 100 mg por cada 100 ml de cálcio adicionado e que não sejam uma opção diária, aconselham.

Carnes, de preferência magras. Os vegetarianos podem ter uma alimentação equilibrada se substituírem o peixe e a carne por ovos, tofu ou leguminosas que sejam ricas em proteínas.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados