Não consegue dormir? Estes podem ser os culpadosNotícias de Saúde

Sábado, 02 de Abril de 2016 | 161 Visualizações

Para o bem da saúde física e mental, é importante dormir pelo menos sete horas por noite. Mas são muitos os fatores que podem impedir esse objetivo.

Passa o dia a ansiar o momento em que se vai deitar na cama e dormir e depois chega a hora e não consegue adormecer por muitos carneirinhos que conte? 

São muitas as pessoas que têm dificuldade em adormecer, mas são possivelmente poucas a que conhecem realmente o que está a prejudicar o sono – seja na capacidade de adormecer, seja na capacidade de ter uma noite tranquila e de sono contínuo.

De acordo com o site Bustle, existem sete coisas que podem interferir diretamente com o sono e que muitas vezes são desvalorizadas ou raramente associadas à falta de sono. É o caso do café tardio.

Embora o consumo desta bebida seja aconselhado, a hora a que se bebe deve ser ponderada, uma vez que a cafeina presente atua momentos depois de ter sido ingerida e, por isso, um café ao final da tarde/início da noite pode ser fatal para a qualidade do sono. E quem o diz é a ciência.

Estar em sofrimento (físico ou emocional) é também um aspeto que interfere com a capacidade de dormir, assim como a temperatura errada do quarto. Muito frio ou muito calor pode ser prejudicial para o bem-estar, sendo aconselhado um quarto fresco e arejado, mas devidamente adaptado à temperatura ambiente. Não dormir com meias pode também fazer alguma interferência.

O stress diário não só afeta a pessoa ao longo do dia, como é um dos principais aspetos para a dificuldade em dormir. De acordo com Bustle, os snacks nocturnos podem também ter uma palavra a dizer, especialmente se forem açucarados e calóricos.

E como não poderia deixar de ser, os dispositivos móveis – e respetivas redes sociais– são também culpados pela má qualidade do sono.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Notícias Relacionadas