O jornal Huffington Post publicou recentemente uma infografia que resume os efeitos das bactérias nocivas (porque também há 'bactérias boas') do estômago na saúde mental e física.
A informação, elaborada com base em diversos artigos científicos, é muito útil para ajudar a perceber a importância que estas bactérias têm na saúde global do ser humano.
O nosso corpo possui mais células bacterianas do que humanas. No total, calcula-se que 90 por cento das células do corpo correspondam a bactérias.
Equilíbrio entre bactérias boas e más
Estes elementos têm muitos efeitos benéficos. No que diz respeito às defesas imunitárias - a nossa proteção contra doenças e infeções - os probióticos (bactérias boas), quando em adequado número, previnem a invasão e instalação de bactérias nocivas ao competirem por alimento, tornando mais difícil para estas bactérias que causam doença de se multiplicarem.
Contudo, quando a comunidade bacteriana está desequilibrada pode dar origem a várias doenças e problemas físicos ou psiquiátricos, como aqueles que estão relatados nesta infografia.
Depressão e ansiedade, obesidade e diabetes são apenas alguns exemplos de patologias que são causadas ou agravadas por desequilíbrios na flora intestinal.