Governo anuncia mais 20 centros de saúde e 28 unidades de saúde familiarNotícias de Saúde

Quarta, 17 de Junho de 2015 | 6 Visualizações

O ministro da Saúde anunciou hoje que até ao final do ano vai abrir mais 28 Unidades de Saúde Familiar (USF) e deixar em construção cerca de 20 centros de saúde, a serem inaugurados já pelo próximo Governo.

Falando na Comissão Parlamentar de Saúde, a última em que participa nesta legislatura, Paulo Macedo recordou que durante a sua governação foram abertas 117 USF e adiantou que durante o ano de 2015 serão abertas mais 28, estando prevista para “os próximos dias” a publicação da portaria correspondente.

“Deixaremos em construção, em obra, cerca de 20 centros de saúde. Há-de ser o novo Governo a inaugurá-las, que a mim não me veem em cerimónias de arranque de obras, de lançamento das primeiras pedras”, afirmou, numa resposta direta à deputada socialista Luísa Salgueiro.

Mais médicos de família em breve

Quanto ao médico de família, Paulo Macedo sublinha que foi possível em quatro anos diminuir o número de utentes sem médico de família e adiantou que este número irá diminuir ainda mais graças aos internos que estão a concluir a formação.

“A grande diminuição do número de utentes sem médicos de família vem do número significativo de internos que estarão a prestar serviço nas USF e cuidados de saúde personalizados”.

Assim, considera que a falta de médicos de família para cerca de 700 mil pessoas possa ser suprida em dois anos.

Partilhar esta notícia
Autor
Lusa
Referência

Info-Saúde Relacionados