Um estudo recente descobriu que um perímetro abdominal e da cintura mais elevado está mais fortemente associado a ataque agudo do miocárdio do que a obesidade em geral, especialmente nas mulheres.
O estudo que foi conduzido por uma equipa de investigadores liderados por Sanne Peters, investigadora em Epidemiologia do Instituto George para a Saúde Global, da Universidade de Oxford, Reino Unido, contou com a participação de quase 500.000 indivíduos adultos, com idades compreendidas entre os 40 e os 69 anos de idade, do Reino Unido.
Os participantes não possuíam historial de doenças cardiovasculares no início do estudo e foram seguidos durante cerca de sete anos. Durante aquele período foram registados 5.710 casos de ataque agudo do miocárdio.
Foi observado que apesar de a obesidade em geral e a obesidade especificamente à volta da região do abdómen exercer efeitos negativos profundos sobre o risco de enfarte agudo do miocárdio em ambos os sexos, o impacto negativo cardiovascular devido a um maior perímetro da cintura e maior rácio cintura-ancas, afetava geralmente mais as mulheres.
Segundo os investigadores, este estudo sugere que as diferenças na quantidade e distribuição do tecido adiposo não resulta somente em diferenças na forma do corpo entre homens e mulheres, mas também poderá exercer um impacto diferente do risco de ataque agudo do miocárdio numa fase posterior da vida.
“Os nossos achados suportam a noção que a existência proporcional de mais gordura à volta do abdómen (uma característica do formato de maçã) parece ser mais prejudicial do que a gordura visceral que se encontra geralmente armazenada à volta das ancas (ex.: o formato de pera)”, concluiu a autora principal do estudo.
Gordura na cinta e ancas traz maior risco de enfarte do miocárdio em mulheresNotícias de Saúde
Segunda, 05 de Março de 2018 | 42 Visualizações

Fonte de imagem: Medscape
Um estudo recente descobriu que um perímetro abdominal e da cintura mais elevado está mais fortemente associado a ataque agudo do miocárdio do que a obesidade em geral, especialmente nas mulheres.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na “Journal of the American Heart Association”
Estudo publicado na “Journal of the American Heart Association”