A equipa de investigação do Instituto Politécnico de Worcester (WPI) descobriu que se pode transformar folhas de espinafre em algo muito precioso.
E se o futuro dos transplantes de pele estiver na sua cesta de fruta? Esta foi a questão a que o cientista Andrew Pelling, da Universidade de Ottawa, no Canadá, 'respondeu' no passado mês de fevereiro quando disse acreditar que o futuro dos transplantes cutâneos pode não passar por excertos humanos, mas sim… por frutas e vegetais.
Agora a equipa de investigação do Instituto Politécnico de Worcester (WPI), nos EUA, demonstrou que é possível criar uma rede vascular a partir de folhas de espinafres, em que ocorra o fornecimento de sangue, oxigénio e nutrientes, de modo a potenciar o crescimento de tecido humano.
A própria rede das folhas, previamente molhada numa solução de detergente que lava as células vegetais, foi usada para testar a capacidade de criação de tecidos regenerativos que poderão ajudar pessoas vítimas de lesões traumáticas, como um ataque cardíaco, ou outro tipo de doença.
Conheça esta magnífico projeto em curso.