Estes alimentos aliviam a dor provocada por fibromialgiaNotícias de Saúde

Sábado, 08 de Abril de 2017 | 1913 Visualizações

Fonte de imagem: Clinica Laboral

Esta doença crónica pode afetar todo o corpo e tem um impacto bastante penoso na qualidade de vida. Veja como a alimentação pode ser uma aliada.

A fibromialgia é uma doença crónica caraterizada pelas dores neuromusculares que tanto podem afetar partes concretas do corpo, como provocar dores generalizadas.

De acordo com a informação avançada pela Associação Portuguesa de Doentes com Fibromialgia, são as mulheres o grupo que mais sofre com esta patologia, estimando-se que 80% a 90% dos casos da doença seja diagnosticados no sexo feminino.

Sem cura e ainda sem causa conhecida, trata-se de uma condição que não apresenta sinais físicos visíveis, mas que condiciona e muito a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, uma vez que a dor pode impulsionar distúrbios de sono, fadiga constante, dificuldade de concentração, espasmos, rigidez muscular, dores de cabeça e ainda falta de memória, como salienta a CUF no seu site.

Embora nem sempre seja fácil atenuar ou controlar a dor, existem alimentos que são riscos em enzimas naturais, componentes anti-inflamatórios e ainda antioxidantes, três fatores que permitem reduzir os níveis de dor e fazer frente ao inchaço.

Ao site da revista Prevention, o médico James A. Duke revela que as pessoas que sofrem de fibromialgia devem privilegiar alimentos como o trigo-sarraceno, que contém ácido-málico, um componente que combate o cansaço e que reforça a saúde muscular.

Também os figos são uma excelente opção, uma vez que possuem magnésio, manganês e ainda enzimas com poder anti-inflamatório. E por falar em magnésio – um dos minerais mais importantes para a saúde muscular – não há nada como apostar na ingestão de vegetais de folha verde, incluindo espinafres, diz o especialista, que salienta ainda a importância do ananás, que contém enzimas e minerais que aliviam as dores causadas pela doença.

Embora não seja para comer, também as malaguetas podem ser boas aliadas, especialmente quando colocadas diretamente na zona da dor (mas por pouco tempo).

Partilhar esta notícia
Autor
Diário de Coimbra
Referência

Info-Saúde Relacionados