Criado adesivo que mede níveis de açúcar no sangueNotícias de Saúde

Terça, 22 de Março de 2016 | 85 Visualizações

Fonte de imagem: periodicolavoz

A criação sul-coreana substitui as atuais picadas e poderá ser usada por pessoas com Diabetes em breve.

Uma equipa de investigadores do Institute for Basic Science em Seoul (Coreia do Sul) criaram um adesivo que não só mede os níveis de açúcar no sangue, como é ainda capaz de administrar o fármaco para os regular.

A invenção sul-coreana poderá ditar o fim das tradicionais picadas e, assim, assumir-se como um método mais rápido e eficaz no controlo da doença, uma vez que apresenta os dados assim que o adesivo entra em contacto com a pele e com o suor, lê-se no site Live Science, que destaca, ainda, que os níveis de açúcar presentes no suor são idênticos aos existentes no sangue, o que faz com que o resultado apresentado pelo adesivo seja tão preciso como o da picada.

Além da medição, o adesivo possui também um sistema de micro-agulhas, que faz com que seja uma forma prática e segura de administrar a dose de metformina necessária para regular os níveis de açúcar no sangue. Este fármaco é comummente usado em pessoas com Diabetes tipo 2 e combina uma dose de insulina com outros medicamentos importantes para o tratamento e controlo da doença.

Embora sejam necessárias mais investigações para detetar a verdadeira eficácia deste adesivo em pessoas com Diabetes tipo 2 – uma vez que o estudo foi apenas realizado em ratos de laboratório e em dois homens sem a doença – os investigadores esperam conseguir comercializar a invenção muito em breve.

A conclusão da investigação foi publicada esta segunda-feira na revista Nature Nanotechnology.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas