Consumir uma porção de peixe gordo por dia pode prejudicar a saúdeNotícias de Saúde

Quarta, 14 de Setembro de 2016 | 379 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

As mulheres que comem peixe gordo em excesso podem ver o seu risco de diabetes tipo 2 aumentado em 25%.

Os peixes gordos – fontes de ómega 3 – têm sido muito gabados pela sua capacidade de reduzir o risco de cancro e de doenças cardiovasculares. Mas agora um novo estudo vem dizer que consumir demasiados ácidos gordos pode provocar diabetes tipo 2.

Enquanto os especialistas recomendam o consumo de cerca de quatro porções de peixes gordos, como o salmão e a cavala, por semana, um estudo avisa que as mulheres que o fazem podem estar a fazer mais mal do que bem à sua saúde.

Um grupo de investigadores da University Paris-Saclay, em Villejuif, França, estudou os hábitos alimentares de mais de 70 mil mulheres durante vários anos, concluiu, como reporta o Daily Mail que as mulheres que consumiam cerca de 1,6gr de ácidos gordos polinsaturados – o equivalente a uma porção de sardinhas ou salmão por dia – viam o seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumentado em 26%, comparativamente às mulheres que consumiam menos de 1,3gr por dia.

No estudo liderado pelo Dr. Guy Fagherazzi, o grande consumo de ómega 3 foi associado a um risco 19% maior de desenvolver diabetes tipo 2 nas mulheres com excesso de peso.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho