Consome muito açúcar? A culpa é da genéticaNotícias de Saúde

Sexta, 17 de Julho de 2015 | 67 Visualizações

Mesmo com um pacote inteiro de açúcar o chá ou o café não lhe parecem suficientemente doces? Os seus genes podem fazer com que tenha menos sensibilidade ao açúcar e por isso sinta necessidade de ingerir mais.

Os genes podem fazer com que goste mais ou menos de doces. Um estudo publicado no Twin Research and Human Genetics e divulgado pelo Daily Mail sugere que um par de genes pode ser responsável pela maior ou menos sensibilidade ao açúcar, fazendo assim com que certas pessoas precisem de ingerir mais açúcar para sentir o mesmo que outras pessoas que ingerem uma menor quantidade.

A principal autora do estudo, Dra. Danielle Reed, do Monell Chemical Senses Center, explica: “comer muito açúcar é visto como uma fraqueza pessoal. No entanto, o nosso trabalho sugere que parte do que determina a nossa perceção do doce está na nossa composição genética”.

Tal como as pessoas que ouvem mal têm de aumentar o volume do rádio ou da televisão, também as pessoas com um paladar pouco sensível ao doce sentem necessidade de ingerir mais açúcar.

Para este estudo a Dra. Reed e a sua equipa testaram 243 pares de gémeos idênticos, 452 pares de gêmeos não idênticos e outras 511 pessoas. Descobriram que os fatores genéticos são responsáveis por aproximadamente 30% da variação da ‘sensação de sabor doce’ de pessoa para pessoa.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados