Como um animal de estimação ajuda a ter uma vida melhorNotícias de Saúde

Segunda, 23 de Novembro de 2015 | 11 Visualizações

Fonte de imagem: cdinfantil

Os animais de estimação são mais um membro na família e o seu papel é cada vez mais importante.

Periquito, canário, papagaio, agaponis, peixe, cão, gato, coelho, tartaruga, hamster. Não importa. Um animal é sempre bem-vindo à família e são muitos os benefícios oferecidos pela presença destes amigos.

Conta a revista Health que são quatro os principais benefícios de ter um animal de estimação.

Um deles diz respeito aos menores níveis de stress. Estar apenas meia hora com o animal de estimação reduz os níveis de cortisol (hormona do stress) na saliva e no sangue, deixando a pessoa mais relaxada e menos ansiosa com as tarefas que tem para realizar.

Além disso, ter um animal de estimação estimula o exercício físico, principalmente se em causa estiver um cão que necessite de atividade e de gastar energia diariamente. Os donos podem aproveitar essa necessidade do animal para mexer-se, mais não seja para caminhar.

Seja uma família grande ou não, ter uma animal de estimação combate a solidão. E todos os animais, à sua maneira, fazem companhia.

E se estes motivos parecem, por si só, mais do que suficientes para acolher na família um animal, há ainda que salientar que a sua presença aumenta os níveis de confiança das pessoas, lê-se na Health.

Conta um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psycholog que os donos de cães estão melhor posicionados em determinadas categorias relacionadas com bem-estar e felicidade.

Partilhar esta notícia
Referência