Ciência encontra mecanismo que dá mais sabor a alimentos sem açúcarNotícias de Saúde

Quinta, 25 de Agosto de 2016 | 17 Visualizações

Fonte de imagem: huffingtonpost

Comer um muffin com metade do açúcar adicionado, sem sal e quase isento de gordura saturada, mas com todo o sabor de origem? Sim, a ciência está a tratar disso.

Por muito que a comida considerada saudável seja boa e apetitosa, não há como escapar ao efeito de perfeição oferecido pelos alimentos ricos em açúcar, sal e gordura. Falamos das bolachas, dos bolos e dos petiscos que comummente consumimos e que têm um poder altamente viciante.

Comer um muffin com metade do açúcar adicionado, sem sal e quase isento de gordura saturada e com todo o sabor de origem vai ser possível muito em breve. Sim, a ciência está a tratar disso.

Conta o Science Daily que um grupo de investigadores do Centre des Sciences du Goût de l'Alimentation (França) encontraram a fórmula perfeita para dar o máximo de sabor aos alimentos com menor teor de açúcar, sal e gorduras saturadas. A técnica encontrada passa por isolar um vasto leque de moléculas aromáticas naturais que têm a capacidade de enganar o cérebro humano, fazendo com que este pense que está a comer o melhor o doce mais doce do mundo, quando na verdade está a consumir uma versão ultra-saudável das guloseimas atuais.

Estas moléculas são obtidas de produtos naturais (como a fruta) através de um mecanismo chamado ‘Gas Chromatograph-Olfactometry Associated Taste’ (GC-OAT) e irão compensar a redução dos ingredientes inimigos que dão o sabor aos alimentos processados.

O resultado final da investigação francesa foi apresentado esta semana durante o 252º Encontro Nacional e Exposição da Associação Americana de Química.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados