O consumo regular de café com cafeína pode ajudar a impedir a recorrência do cancro do colon após tratamento e melhorar a possibilidade de cura, defende um estudo publicado no “Journal of Clinical Oncology”.
Para o estudo, os investigadores do Instituto do Cancro em Dana-Farber, nos EUA, contaram com a participação de 953 pacientes com cancro do colon em estadio III. Os pacientes foram convidados a preencher, ao longo do estudo e seis meses após o tratamento quimioterápico, um questionário sobre o seu padrão dietético.
O estudo apurou que os pacientes que bebiam quatro ou mais chávenas de café por dia, cerca de 460 miligramas de cafeína, tinham um risco 42% menor de recidiva comparativamente com aqueles que não bebiam café. Estes pacientes apresentavam também um risco 33% menor de morrerem por cancro ou por qualquer outra causa durante o período de acompanhamento.
O consumo de duas ou três chávenas de café por dia teve um efeito mais modesto, tendo-se verificado pouca proteção através da ingestão de uma ou menos chávenas de café por dia. Os investigadores constataram que o menor risco de recidiva e morte foi devido unicamente à cafeína e não a outros componentes presentes no café.
“Verificámos que os consumidores de café apresentavam um menor risco de recidiva e uma sobrevivência e possibilidade de cura significativamente maiores”, revelou, em comunicado de imprensa, o líder do estudo, Charles Fuchs.
A maioria das recidivas ocorrem nos cinco anos de tratamento e são pouco comuns após esta fase. Nos pacientes com cancro em estadio III, o cancro foi encontrado nos nódulos linfáticos perto do tumor original, mas não havia sinais de metástase. De acordo com o investigador, estes pacientes têm um risco de cerca de 35% de recidiva.
Apesar de o mecanismo responsável por esta associação ainda não estar perfeitamente compreendido, os investigadores sugerem que o consumo de cafeína aumenta a sensibilidade à insulina. Isto significa que como o organismo necessita de menos insulina reduz potencialmente a inflamação, que é um fator de risco conhecido do cancro e da diabetes.
Uma vez que este é um estudo observacional, os investigadores estão um pouco reticentes em fazer recomendações sobre o consumo de café até estes resultados serem validados em investigações futuras.
“Se é um consumidor habitual de café e está a ser tratado para o cancro do colon não deixe de o consumir. Mas se não costuma beber café é melhor falar com o seu médico antes de o começar a fazer”, conclui Charles Fuchs.
Café pode aumentar sobrevivência ao cancro do colonNotícias de Saúde
Sexta, 21 de Agosto de 2015 | 74 Visualizações

Fonte de imagem: patiocoffee
O consumo regular de café com cafeína pode ajudar a impedir a recorrência do cancro do colon após tratamento e melhorar a possibilidade de cura, defende um estudo publicado no “Journal of Clinical Oncology”.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado no “Journal of Clinical Oncology”
Estudo publicado no “Journal of Clinical Oncology”