Estudo sugere que beber seis cafés por dia reduz o risco de desenvolver esclerose múltipla.
Beber 900ml de café por dia pode reduzir o risco de desenvolver esclerose múltipla em 30%.
É o que sugere um estudo que analisou dados de cerca de sete mil pessoas (com e sem esclerose múltipla) e que envolveu investigadores do Karolinska Institute in Stockholm, da Universidade Johns Hopkins, em Maryland e da Universidade da Califórnia.
Estes 900ml (equivalente a seis cafés) pode parecer muito mas podem ser facilmente consumíveis numa dose dupla de cafés grandes das coffee shops comuns.
A esclerose múltipla é a condição neurologicamente incapacitante mais comum, com o diagnóstico de 50 pessoas na Grã-Bretanha todas as semanas, geralmente na casa dos 20 ou 30 anos. Provoca perda de mobilidade, problemas de visão, cansaço e muitas dores.
Ao analisarem os dados de dois estudos que incluíam pessoas com e sem esclerose múltipla (um total de cerca de sete mil pessoas) perceberam que as pessoas que bebiam 900ml de café ou mais por dia viam o seu risco de ter esta condição diminuído em 30%.
Como reporta o Daily Mail, os especialistas não sabem bem porque é que o café protege contra esta doença mas suspeitam que as propriedades neuroprotetivas da cafeína sejam as responsáveis, uma vez que suprimem as respostas inflamatórias do corpo.