O cansaço e as refeições tardias não são, de todo, os únicos culpados pelo sono, muito menos quando a vontade de dormir surge inesperadamente ou depois de uma refeição.
Diz o Huffington Post que existem alguns alimentos que são melhores do que canções de embalar e que têm um efeito muito positivo nas pessoas que procuram dormir mais e melhor.
Saladas
Quando as proteínas e os hidratos de carbono são renegados em prol de legumes e verduras é normal que o corpo se canse com mais facilidade e a sensação de sono seja maior, uma vez que o organismo não ingeriu calorias suficientes para gastar energia, explica Elisabetta Politi especialista norte-americana.
Lácteos e derivados
A intolerância à lactose é comum nas pessoas adultas e pode estar por detrás da sonolência que se sente depois de consumir alimentos derivados do leite. A culpa é do esforço que o organismo faz para digerir – ou tentar digerir – um alimento que rejeita.
Bananas
Conhecidas por ajudar a aliviar e prevenir cãibras, as bananas podem também dar sono uma vez que o magnésio que portam atua como relaxador dos músculos. O mesmo acontece com nozes, amêndoas e outros frutos secos com este nutriente.
Doces ocasionais
Os doces podem ter um efeito sonolento quando as pessoas já não estão habituadas a ingerir alimentos ricos em açúcar e gordura. Uma vez que o organismo se ‘desabitua’ a estes alimentos, faz uma ‘força extra’ para os digerir.