Os casos de pressão alta estão a aumentar exponencialmente em todo o mundo. De forma a prevenir o aparecimento de sintomas e a reduzir o risco de hipertensão naturalmente, coma diariamente esta fruta tropical.
A hipertensão provoca inúmeros sintomas, incluindo visão turva e dores de cabeça, afetando um em cada quatro portugueses.
O fenómeno é extremamente preocupante, sobretudo porque aumenta a probabilidade dos pacientes experienciarem ataques cardíacos ou enfartes.
De modo a diminuir o risco, é aconselhável que siga um regime alimentar saudável e equilibrado.
O que deve comer para reduzir a pressão alta?
O Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS) recomenda o consumo de uma dieta saudável.
Referindo: “Reduza substancialmente a quantidade de sal que coloca nos cozinhados e coma muita fruta e vegetais”.
Apesar de seguir essas recomendações ser por vezes suficiente para diminuir a tensão arterial naturalmente, existem certos alimentos que são considerados mais benéficos do que outros.
Em declarações ao The Guardian, o médico David Williams revelou recentemente que recomenda aos seus pacientes o consumo específico de uma fruta.
O clínico acredita que comer goiaba diariamente pode reduzir a pressão alta até cerca de 8mmHg.
“Se sofre de hipertensão, a dieta é um das principais maneiras de reduzir esses índices sem o recurso à toma de medicação”.
“Em combinação com certas alterações no estilo de vida e na nutrição, alterar a dieta pode não só reduzir os níveis da tensão, mas contribuir ainda para melhorar a saúde cardiovascular no geral”.
“Quando vivi em Cuba, as refeições terminavam na sua maioria com uma goiaba”
A dita fruta apresenta um baixo teor de sódio e alto teor de potássio, ajudando a controlar a pressão arterial.