Açúcar e cancro: uma ligação que deve ser evitadaNotícias de Saúde

Domingo, 10 de Janeiro de 2016 | 99 Visualizações

Fonte de imagem: science-all

Um recente estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revela a ligação entre o consumo de açúcar com alguns tipos de cancro.

Há uma linha que une o consumo de açúcar e o aparecimento de cancro. Esta é a conclusão de um recente estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, que vai ao encontro de outros que classificaram o açúcar como um dos principais causadores de inflamações que podem desencadear tumores cancerígenos.

Segundo a FOX News, a investigação foi apenas feita em ratos geneticamente modificados, mas a conclusão mostra-se assustadora: o consumo de açúcar aumenta mesmo o risco de cancro da mama e de metástases no pulmão.

Para o estudo, os investigadores dividiram os animais em quatro grupos, cada um com um tipo de alimentação e com uma quantidade de açúcar diferente, mas sempre próximos aos consumidos da dieta ocidental.

Passados os seis meses de teste, os resultados mostraram que a dieta dos ratos com os níveis de açúcar semelhantes à dieta ocidental típica causou um aumento no crescimento do tumor da mama, bem como a propagação do cancro do pulmão.

Lorenzo Cohen, um dos investigadores responsáveis pelo estudo, revela que “a frutose, é responsável por facilitar o desenvolvimento de metástases nos pulmões e cancros na mama”. Mais concretamente, a frutose, que está presente no açúcar corrente e nos xaropes de milho com grande concentração de frutose, é um agente facilitador do desenvolvimento de metástases nos pulmões e da produção de "ácido 12-hidroxieicosatetraenóico (12-HETE) nas situações de tumores mamário", o que aumenta o risco.

O resultado final da investigação foi publicado na revista Cancer Research no passado dia 1.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas