Abuso de drogas altera para sempre volume cerebral das mulheresNotícias de Saúde

Quinta, 16 de Julho de 2015 | 15 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

Um grupo de investigadores da Escola de Medicina de Denver, no Colorado (Estados Unidos), revelou no seu mais recente estudo que o abuso de drogas tem um alto impacto no cérebro das mulheres.

Segundo a informação publicada na revista Radiology, o consumo continuado e abusivo de substâncias ilícitas pode provocar danos permanentes no volume cerebral das mulheres, com consequências que se verificam a longo prazo, diz a revista Veja.

Depois de analisarem 127 homens e mulheres – 68 saudáveis e 59 com histórico de dependência de cocaína e metanfetamina por 15 anos – os cientistas detetaram que, mesmo após um ano de sobriedade, as mulheres dependentes apresentaram alterações significativas no cérebro, já no caso dos homens não se verificou qualquer diferença entre os consumidores de droga e os saudáveis.

Os resultados, obtidos após análise de ressonâncias magnéticas, indicam uma redução da massa cinzenta nas regiões frontal, límbica e temporal nas mulheres dependentes. Estas zonas cerebrais são responsáveis pela aprendizagem e controlo de funções executivas.

Partilhar esta notícia
Referência