Uma fruta antioxidante que ajuda a prevenir o cancro e a doença de Alzheimer
Originária da Ásia Central, a produção e o consumo da macieira disseminou-se por todo o mundo. A China é atualmente o seu maior produtor. Existem várias espécies de macieiras, mas a mais cultivada é a Malus domestica.
Conclusões de um estudo realizado pelo Departamento de Otorrinolaringologia do Hospital de Wakayama, no Japão, indica a sua eficácia ao nível da rinite crónica moderada a severa.
Mais de três dezenas de pacientes (entre os 15 e os 65 anos) com esta doença, há mais de três anos, foram tratados com uma dose baixa ou elevada de polifenóis da maçã. Foram observadas melhorias nos ataques de espirros, em ambos os casos, na descarga nasal, no primeiro grupo, e no edema nos seios perinasais, no segundo, comparativamente ao grupo placebo, refere o Journal of Investigational Allergology and Clinical Immunology.
Uma combinação da pectina da maçã com camomila reduziu mais rapidamente que o placebo a diarreia em 255 crianças, entre os seis meses e os seis anos, juntamente com uma solução eletrolítica com glicose administrada no primeiro dia, de acordo com a informação publicada em Arzneimittelforschung.