A febre tifoide é causada pela bactéria Salmonella typhi ou pela bactéria relacionada, Salmonella paratyphi.
A febre tifoide pode ser transmitida pelo consumo de alimentos e água contaminada com fezes ou urina de uma pessoa infectada.
As pessoas têm sintomas similares à gripe, às vezes seguidos de delírio, tosse, exaustão e ocasionalmente erupção cutânea e diarreia.
As amostras de sangue, fezes, outros líquidos ou tecidos corporais são enviados a um laboratório para fazer cultura das bactérias.
Para prevenir a infecção, as pessoas que viajam para áreas onde a febre tifoide é comum devem ser vacinadas e, quando estiverem no local, devem evitar certos alimentos e não beber água que não seja engarrafada.
As pessoas infectadas com ou sem sintomas são tratadas com antibióticos.
A febre tifoide é um tipo de infecção causada por bactérias salmonelas.
A febre tifoide é comum em países em desenvolvimento com más condições sanitárias. A maioria dos casos nos Estados Unidos é adquirida ao viajar nesses países.
Salmonella typhi está presente somente em pessoas. As pessoas que são infectadas excretam as bactérias nas fezes e, raramente, na urina. Algumas pessoas infectadas desenvolvem infecção crônica da vesícula biliar ou do trato urinário. Elas continuam a excretar a bactéria nas fezes ou na urina, embora não tenham mais sintomas. Tais pessoas são chamadas portadoras. Assim, elas não sabem se podem transmitir a infecção. Durante o início do século XX, uma cozinheira chamada Mary Mallon transmitiu a febre tifoide para muitas pessoas e tornou-se conhecida como "Typhoid Mary" (Maria Tifoide).
As bactérias podem contaminar alimentos ou bebidas quando as mãos não são lavadas adequadamente após a defecação ou micção. Os suprimentos de água podem ser contaminados quando o esgoto é tratado inadequadamente. As moscas podem transmitir as bactérias diretamente das fezes para os alimentos. Às vezes, a infecção é disseminada por contato direto entre crianças ao brincarem ou entre adultos durante sexo anal-oral.
Assim como todas as bactérias salmonelas, muitas dessas bactérias precisam ser consumidas para a infecção se desenvolver, a menos que o sistema imunológico esteja comprometido ou as pessoas tenham deficiência de ácido gástrico.
Disseminação através da corrente sanguínea
A bactéria se dissemina do trato digestivo para a corrente sanguínea (causando bacteremia) e pode infectar órgãos distantes, como fígado, baço, vesícula biliar, pulmões (causando pneumonia), articulações (causando artrite infecciosa), rins (causando pielonefrite), válvulas do coração (causando endocardite), órgãos genitais, os tecidos que recobrem o cérebro e medula espinhal (causando meningite) e os ossos (causando osteomielite). Essas infecções se desenvolvem principalmente quando as pessoas não são tratadas ou quando o tratamento é tardio.